Antes mesmo de dar um abrigo ao cãozinho, é importante levá-lo para visitar o veterinário. O profissional será capaz de analisar o estado de saúde do pet, tratando possíveis doenças e problemas que podem ter sido adiquiridos no tempo morando nas ruas. Peça ao veterinário também para dar as vacinas necessárias e até mesmo esterilizá-lo, para evitar novos peludinhos sem casa.
Onde devo deixar o pet?
Nós sabemos bem que a vontade de levar o pet abandonado para casa é grande, mas nem sempre é possível assumir todas as responsabilidades que um cãozinho exige. Por isso, é importante pensar em outras alternativas de onde levar o animal. Os abrigos e CCZs existentes estão geralmente lotados e sempre precisando de ajuda, já que o número de abandono ainda é bem maior do que o de adoção. Por isso, dificilmente vão aceitar um novo pet por lá. Nesse caso, o ideal é levar o cão para sua casa por uns dias ou pedir ajuda para amigos e parentes, que consigam abrigar o cachorrinho até encontrar um lar definitivo. Procure locais para anunciar o pet para adoção
Após vacinar, alimentar e abrigar o pet abandonado, é chegado o momento de encontrar um novo lar para o pet. Se não conseguir uma família nova para ele entre seus parentes e amigos, a dica é usar a internet para procurar pessoas interessadas em adotar. Diversos sites e grupos na internet têm o objetivo de incentivar a adoção de animais, como o portal da Pedigree e da Ampara, que ajudam a encontrar novos lares para abrigar esses pets abandonados.