Significado de joia
A palavra “joia” origina do francês “joiel”, que, por sua vez, vem do latim “jocalis”, que na tradução literal significa “aquilo que proporciona prazer”. Já dá pra ter uma ideia não é? As joias, assim como roupas, sapatos e bolsas, são coisas que praticamente toda mulher não consegue resistir. As mulheres tem a sensação de prazer em ter e receber joias.
Quando foi usada a primeira joia
Como dissemos, o costume das mulheres em usar joias vem desde a antiguidade. Há histórias de que a primeira joia usada foi na época dos Homos Sapiens, claro, feitas com outros materiais, como dentes, pedras e ossos. Elas eram o auge do glamour naquela época. As mulheres que as usavam eram as mais cobiçadas e vistas como as mais charmosas.
Mulheres conhecidas por usarem joias
Outra história sobre o surgimento das joias é contada no antigo Egito, com a rainha Cleópatra, que vivia coberta de joias. Na Mesopotâmia, por exemplo, a joia era considerada símbolo de riqueza, e eram usadas de acordo com o grau se influência na sociedade. Uma mulher muito influente, que era apaixonada por joias era Elizabeth Taylor, uma premiada atriz norte-americana. Ela inclusive fez a Cleópatra, no filme Cleópatra, da década de 60. Era também a dona do maior diamante do mundo. Sempre aparecia exuberante, cheia de joias. Por isso, as mulheres gostam tanto de joias, pois estes adereços vão além da vaidade, são símbolos de feminilidade, sofisticação e luxo.