quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O luxo e o charme do tradicional Carnaval de Veneza

Ícone emblemático em todo o mundo pelas suas blíssimas máscaras, o Carnaval de Veneza mantém o charme, o luxo e a tradição ao longo de séculos.  Com duração de dez dias, a festa italiana só termina na chamada terça-feira gorda, na próxima semana.

Fogo e criaturas fantásticas num espetáculo aquático abriram o carnaval de Veneza, este ano dedicado à “vida a cores”. Durante os 17 dias, são organizados vários eventos como bailes em palácios, concertos e paradas de gôndola. Como todos os anos são esperadas milhares de pessoas para aquele que é considerado o início da época turística. Este ano a festa começou com muito frio, o que não impediu as máscaras de se passearem pelas ruas, pelos canais e pelos bailes da cidade dos Doges. Para aquecer as noites frias, foi posta uma fonte de vinho tinto em plena Praça de São Marco.
Existem hoje em Veneza cerca de dois mil fabricantes de máscaras, verdadeiras obras de arte feitas de couro, papel mâché, alumínio ou seda. São peças requintadas ou absurdas, prescindíveis ao ambiente de ilusão feérica vivido no grande palco de personagens irreais em que Veneza se transforma durante o carnaval. O entusiasmo e a folia continuam no carnaval de hoje, grande atração turística que chama à cidade um elevado número de estrangeiros, mesmo com a inflação dos preços dos hotéis.As origens do Carnaval de Veneza remontam ao governo do doge Vitale Faleir (1084 - 1096), que o instituiu oficialmente através de um decreto datado de 1094. A palavra tem origem na expressão latina carnis laxatio, cujo significado é "abandono da carne". Originalmente, o vocábulo teria sido associado a um comportamento casto dos penitentes, no início da quaresma, como uma espécie de purificação antes dos ritos pascais.
Um dos momentos altos do carnaval da cidade foi “O Voo do Anjo”: uma mulher vestida com trajes carnavalescos a descer a torre da Basílica de São Marcos. Apesar da crise econômica, são esperados milhares de turistas até ao próximo dia 12, para assistir a um dos mais antigos carnavais do mundo.