sábado, 16 de janeiro de 2016

Conheça as peculiaridades da pele dos lábios, uma das áreas mais sensíveis do rosto

PELE FINA

Você já deve ter percebido que a pele dos lábios é bastante sensível, mas sabe por que? Ela é assim por ser mais fina que as outras áreas do rosto e por não possuir glândulas sebáceas, que protegem naturalmente outras áreas da pele. Dessa forma, os lábios ressecam, racham e ficam doloridos com mais facilidade.

AGRESSÕES AOS LÁBIOS

Por ser mais fina e estar sempre exposta, a pele dos lábios sofre mais que as outras regiões. Esses problemas podem acontecer ou piorar pelo excesso de exposição ao sol, ar seco, vento, temperaturas baixas, deficiência de vitaminas, falta de hidratação, entre outros.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Antes de tudo, saiba que a pele dos lábios passa por um processo natural de renovação celular de tempos em tempos. Ou seja, algumas peles vão se soltar naturalmente. Mas é ai que entra um cuidado básico: jamais puxe-as com os dentes. Como os lábios são muito vascularizados, qualquer ferida pode sangrar bastante, além de criar uma porta de entrada para infecções. 

HIDRATAÇÃO

É óbvio que o principal e mais importante cuidado é a hidratação preventiva, isto é, hidratar os lábios todos os dias e não só quando eles estão ressecados, rachados ou descamando. Assim, invista em hidratantes labiais potentes e os aplique sempre, sem moderação, já que ao comer, beber e falar, removemos progressivamente os ativos em contato com os lábios. 

OUTRAS PREVENÇÕES

Tire alguns hábitos da sua rotina, como o de passar a língua frequentemente nos lábios, pois isso só piora o ressecamento e ainda pode favorecer o aparecimento de uma inflamação. Outro hábito péssimo é o cigarro, que diminui a irrigação do local e acelera a degradação do colágeno nos lábios, propiciando as rugas. Também evite alimentos muito ácidos, apimentados e nunca esqueça do protetor solar para os lábios.