sábado, 17 de dezembro de 2016

Vitrines de Natal se tornam atração turística em Paris

Como acontece desde o início do século 20, as lojas de departamentos de Paris se transformam para celebrar o Natal. As vitrines cada vez mais elaboradas atraem milhares de pessoas e já se tornaram passagem obrigatória para os parisienses e os turistas que visitam a capital francesa nesta época do ano.
A tradição das vitrines animadas começou em Paris no início do século 20, quando o Bon Marché, uma das mais antigas lojas de departamentos da capital – que inspirou o cenário do livro O Paraíso das damas, de Émile Zola – decidiu fazer uma decoração especial sobre uma expedição polar. A ideia atraiu tantos clientes que, desde então, todos os grands magasins de Paris rivalizam com cenografias complexas e muita criatividade para chamar a atenção dos parisienses e turistas.As paisagens polares, aliás, continuam inspirando as equipes do Bon Marché, pois a decoração deste ano tem como tema principal os primeiros flocos de neve do inverno. Cercadas de reproduções dos tradicionais telhados cinzas de Paris, as vitrines da loja de departamentos mais luxuosa da capital francesa deu vida a flocos de neve, que cantam, dançam e atraem adultos e crianças.
Segundo a direção do Bon Marché, durante as festas de fim de ano a loja de departamentos da Rive Gauche, a margem esquerda do rio Sena, vê sua clientela dobrar. De meados de novembro, quando são inauguradas as vitrines, até o final de dezembro, são realizados entre 15% e 18% do faturamento anual da empresa.