Uma alimentação adequada e variada ajuda a prevenir uma série de deficiências nutricionais (a falta de determinados elementos muito importantes em nosso organismo) e é também importante para a prevenção de inúmeras doenças. Comer corretamente, mantendo o corpo bem nutrido, ajuda no controle de peso e é um dos pontos-chave para uma boa qualidade de vida. E o melhor é que, para conseguir todos esses benefícios, não é preciso abrir mão do sabor nem da bela aparência dos alimentos, muito pelo contrário: o prazer das refeições é um ingrediente muito benéfico! No caso de pacientes com doenças como o câncer, uma boa alimentação pode contribuir para o sucesso do tratamento e proporciona uma melhor qualidade de vida.
Para ter uma alimentação saudável, o cardápio deve conter alimentos variados, capazes de fornecer os nutrientes de que o nosso corpo necessita. Não por acaso, um bom indicador “empírico” de que uma refeição contém muitos nutrientes diferentes é a quantidade de cores presentes no prato: quanto mais colorido, mais rico.
A Pirâmide Alimentar da ilustração ao lado foi criada para auxiliar na escolha de alimentos saudáveis e em sua cominação de forma equilibrada, com orientação sobre as quantidades que devemos consumir diariamente para promover a saúde e os bons hábitos alimentares. A melhor maneira de saber qual é a melhor dieta alimentar para você, no entanto, é consultar um nutrólogo, que, analisando seus exames e características físicas, irá fazer as recomendações mais adequadas. Nos próximos posts, falaremos de aspectos relacionados à alimentação dos pacientes em tratamento de câncer